quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Primeiro round: Globo x Record

Bom, creio que todos já estejam a par da recente briga/barraco/pirraça entre a Rede Globo e a Rede Record.

Para aqueles que ainda não sabem o que está acontecendo, tudo começou depois que o Bispo Edir Macedo foi acusado pela enésima vez de lavagem de dinheiro. A Globo, oportunamente (OPORTUNAMENTE durante 10 minutos no Jornal Nacional) aproveitou este momento para falar mal da Record, uma vez que vários dos membros do esquema ocupam posições do alto escalão da emissora, assim como o próprio Edir Macedo que a comprou em circunstâncias escusas em 1992. A matéria é essa aqui:



A Record, como não podia deixar de ser respondeu no seu jornal de horário nobre também,
mostrando que a emissora de Roberto Marinho tem um histórico de manipulação de eleições, entre outros fatos.
Além disso falou também sobre a sua criação em plena ditadura em circunstâncias escusas também. Além disso, colocou alguns fiéis elogiando as ações da Igreja Universal e de seu plantel.
Detalhe que todos os repórteres que fizeram a matéria da Record já foram da Rede Globo.
A resposta da emissora do Bispo segue abaixo.


Ok, vamos lá, a lavagem de dinheiro da Igreja Universal e a fama de larápio de Edir Macedo são fatos antigos e do conhecimento de todos, tal como a manipulação do debate das eleições de 1989, entre outras notícias e acontecimentos.

Moral da história: no Brasil o jornalismo é o lugar da inteligência canalha.
Ao invés de duas emissoras grandes e ricas disputarem o ibope e o espectador empenhando-se em melhorar sua programação e o seu conteúdo, empenham-se numa briguinha ridícula de 6ª série que só prova que nenhuma das duas é flor que se cheire.

Isso também não coloca em pauta a questão da transparência do jornalismo? Não seria melhor se as emissoras brasileiras assumissem claramente suas posições sem tentarem parecer falsamente imparciais. Isso é comum nos E.U.A. por exemplo, o espectador que assiste à Fox sabe que é uma emissora conservadora e que apóia os republicanos, ninguém é ludibriado, e isso também é responsabilidade jornalística.

Bom, que essa guerra sirva pelo menos como reflexão,no mais ficaremos só com essa troca de farpas de quinta categoria.

E vamos esperar os próximos rounds, já que estamos ''adorando'' a fight.

3 comentários:

  1. Ótimo artigo, Amanda. Parabéns!

    Na verdade eu nem sabia o que estava acontecendo. Inteirei-me no Not Notion rs

    Eu nem sei o que dizer. É tanta sacanagem (pra não dizer outra coisa) que até desanima. E não falo só nas poderosas emissoras. Falo em Sarney e seus comparsas, Dircu armando o esquema pra voltar a política, Lula que nunca sabe de nada, o povo brasileiro como um todo que é corrupto mesmo... Sinceramente ás vezes me bate um desânimo profundo neste país e no povo que aqui vive, de 5º categoria (moral).

    ResponderExcluir